//
A EQUIPE

Este documentário é uma produção independente, onde todos os envolvidos são co-produtores do projeto, toda a verba que tivemos foi destinada a preparação e filmagem e a finalização do documentário.

Diretor – Damià Puig
Formado em Audiovisual na ITES Barcelona, diretor dos documentários “A Margem do Xingú – Vozes não consideradas” filmado no Brasil, em fase de distribuição, e o projeto “Pelos Caminhos do Chumbo” filmado no Perú, em fase de finalização. Começou a carreira como maquinista e ajudante de elétrica em publicidades e programas de TV na Espanha.  Trabalhou como roteirista para reportagens da TV Espanhola. É um dos criadores da Evolvere, produtora voltada para projetos independentes que busca questionar o modelo de desenvolvimento atual.

Assistente de Direção –  Janaína Welle
Formada em Ciências Sociais pela UNICAMP, Mestre em antropologia visual pela Universidade de Barcelona, estudou Cinema Digital na AIC e outros cursos. Fundadora do coletivo multimídia Mó Documental, onde realiza projetos documentais para ONGs, institutos, editoriais e empresas em vídeo, foto e web. Diretora do curta documental “Mirada cap enrera” que aborda a Guerra Civil Espanhola a partir de dois relatos sobre a memória e a imagem, produzido pela Universidade de Barcelona e a Produtora Tanios Films. Janaína também ministra oficinas de audiovisual.

Produtor –  Rafael Salazar
Formado em Publicidade e Propaganda na ESAMC, especializado em Documentário pela FGV. Desde 2007 trabalha no pólo cinematográfico de Paulínia, onde trabalhou em 08 produções de longa metragens comerciais, entre elas, “Bruna Surfistinha”, “Chico Xavier”, “Jean Charles” e “Salve Geral”.Trabalhou em festivais de cinema como coordenador, 2º Festival de cinema de Paulínia, 33ª e 34ª Mostra Internacional de cinema de São Paulo. Dirigiu um curta metragem experimental“Passageiro”. Atualmente está trabalhando na produção do filme “Somos Tão Jovens” que conta a historia do cantor Renato Russo. Em 2011 lançou a produtora Poltrona Filmes, com foco em produções cinematográficas que assina a co-produção do documentário “À Margem do Xingu – Vozes Não Consideradas” do qual é também o produtor executivo.

Diretor de Fotografia –  Bruno Assis
Formado em Artes Visuais e Tecnologia da Imagem. Atua na fotografia desde 2004, recebeu duas Menções Honrosas, salão “Primeiros Passos” do CCBEU (PA-2004); “Salão da Vida” do Hospital Hofir Loyola (PA-2005). Seu último trabalho foi como videoassit no Longa “Eu receberia as piores noticias dos teus lindos lábios” dirigido por Beto Brant e Renato Ciasca. Estreou em produções para TV na área de Still e assistente de direção de arte em duas edições do Programa DOCTV- PA I e II com o média metragem “Eretz Amazônia” (2004) e “O Homem do Balão Extravagante” (2005). Em 2006 e 2007  trabalhou no documentário “Serra Pelada”, dirigido por Victor Lopes. Outros trabalhos realizados em Fotografia, Direção e Edição são: fevereiro: “Em um lugar qualquer” de Dirceu Maués, um curta-metragem experimental com fotografias PINHOLE;  “Interferência Primata” – Vídeo clipe de experimentos sonoros; “O mundo de Célia” e “Alegria sem fronteiras”, documentários  curta metragem produzidos para a TV Brasil; “Shala – nem todos os finais são felizes” – curta metragem 35mm premiado pelo MINC e dirigido por João Inácio. Faleceu em fevereiro e 2011.

Montagem –  Helios Vega
Formando em Belllas Artes na Universidade de Barcelona. Socio da produtora Crampton em Barcelona desde 2006, antes foi integrante do coletivo LAB 4, realizando criações e projeções de video-instalações. Realizou diversos videoclips para empresas como EMI Espanha, Sinnmon Records, Musroom Pillou, Pias Spain. Alguns dos clientes da sua produtora são: McCan World Group, Villar Rosas, Ogibly One, The colors Box, bem como Dewars, Caja Mediterráneo, Autoequip, Eristoff Black. Recentemente produziu a série de televisão: “V.I.E. Vida Intel.ligent a l´spai”.

Montagem – Caue Nunes
Formado em jornalismo e ciências sociais, começou como editor de vídeos institucionais, comerciais,
documentários e curtas-metragens. Editou o documentário de longa-metragem “A Batalha da Maria Antônia”, de Renato Tapajós. Como diretor, realizou 4 curtas-metragens (“Trecheiros”, “Quem Será Katlyn?”, “Meu Avô e Eu” e “3×4”) que foram exibidos em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Ganhou ao todo 6 prêmios em festivais de cinema.

Som –  Jano Gómes
Técnico de Engenheiro de  som  pela SAE Barcelona (2009). Bacharelado em Recording Arts em Middlesex University – 2010 e Estudos complementares de música: 9 anos de percussão clássica no conservatório superior LPGC. Para o programa na TVE Espanha Shhh… em pos-produção de som e composição  de trilha. Realizou pós-produção de diversos documentários e atualmente é co-fundador de uma produtora de som com formatos  3D.

Som –  Cristal Studios
Cristal Studios é uma produtora de áudio com mais de 20 anos de atuação no mercado de Campinas e região. Comandada por Paulo Evans, músico, compositor e excelente editor de áudio, o estúdio é constituído por profissionais experientes e com perfis distintos e tem como uma de suas características marcantes, a pluralidade de estilos. Uma das principais expertizes do Cristal Studios é a produção de jingles, com diversas peças premiadas ao longo dos anos. Em seu portfólio, colecionam mais de 2.000 jingles.

Finalização –  Base Paulínia Filmes
Produtora estabelecida em Paulínia, a Base Paulínia Filmes visa promover o crescimento e desenvolvimento da indústria do audiovisual no interior de São Paulo, prestando serviços de co-produção, pré-produção e pós-produção. Atualmente a produtora está em fase de filmagem de uma produção autoral, uma animação Stop Motion em Lego para campanha de prevenção ao consumo de álcool.

Coord Distribuição Europa –  Rafaela Paiva
Formada em Criaçao na ESPM, Mestre em produção audiovisual pela Universidade de Alcalá de Hernares e Artes Visuais pela Universidade de Barcelona. Está na TV Experimental do Museu MACBA. Trabalhou em festivais: Docs Barcelona, Filmets e Hipnotik Festival.  No Brasil até 2009, trabalhou na NeogamaBBH para Unilever America Latina no depto de RTV e na O2 Filmes, na produção do longa metragem “Ensaio sobre a Cegueira”, dirigido por Fernando Meirelles,  outros como “Pure Spirit of Brasil” para Sagatiba (Festival  de Cannes),  “Ginga” de Marcelo Machado, etc. Realizou como ass. de produção
Publicidade internacional e nacional e vídeo clips como CSS – Cansei de Ser Sex.  Como Ass. de direção de uma web serie na O2 Filmes digital.

Coord Distribuição Brasil e EUA –  Pedro Ribeiro
Fotógrafo formado em Comunicação Social pela ESAMC , fundador do coletivo audiovisual SAPECA, Com exposições em Campinas, São Carlos, Kalamazoo e Chicago (EUA). Fotodocumentarista e trabalha com still de cinema. Em 2010 esteve em Moçambique registrando a realidade das escolas primárias rurais e está trabalhando no seu primeiro livro.

Discussion

10 thoughts on “A EQUIPE

  1. Gente, sei que é um filme que ainda está sendo difundido, mas gostaria de sabe exatamente o que será feito, ele foi feito só pra festival? Existe cópia pra reprodução informativa. Faço parte de um grupo a favor da população do Xingu e contra a construção da Usina de Belo Monte, além de estar envolvida no movimento contra o novo código Florestal. Não pertenço a nenhum partido e gostaria que vocês pudessem me dar um feedback sobre minhas perguntas. Obrigada

    Posted by Alessandra E. de Oliveira | July 22, 2011, 19:50
    • Olá Alessandra, tudo bem? O documentário está passando pelo
      circuito de festivais, cine-clubes, escolas, etc no momento. Nós
      podemos através de você organizar uma exibição na sua cidade,
      ou o local que você queira exibir. Vou entrar em contato com você
      por email e conversamos mais.
      obrigada,
      À margem do Xingu.

      Posted by vozesnaoconsideradas | November 18, 2011, 10:55
  2. Benvolgut Damià Puig
    Hem conegut el premi que li han donat pel documental “À Margem do Xingu–Vozes Não Consideradas”, sobre l’amenaça dels projectes hidroelèctrics a diverses poblacions amazòniques.
    Per fer-nos ressò al programa voldriem contactar amb vostè i veure possibilitat de disposar d’imatges i fer-li una entrevista.
    Molt cordialment
    Josep Maria Fernández
    reporter ENG TV3

    Apreciado Damià Puig
    Hemos conocido el premio que han otorgado al documental ““À Margem do Xingu–Vozes Não Consideradas”, sobre la amenaza de proyectos hidroeléctricos a varias poblaciones amazónicas.
    Para hacernos eco en el programa quisieramos contactar con ustedy ver la posibilidad de disponer de imagenes y hacerle una entrevista.
    Muy cordialmente
    Josep Maria Fernández
    reporter ENG TV3

    Posted by Josep maria Fernandez | August 29, 2011, 11:42
  3. Salve! Faço parte de um grupo que luta contra as hidrelétricas no Rio Grande do Sul. Estamos nos articulando em várias ações, inclusive fazendo um documentário pra divulgar a situação daqui. Escrevo pra perguntar como eu posso ter acesso ao “À margem do Xingu”, pois organizamos uma série de palestras na universidade aqui e seria muito interessante se pudéssemos passar ele também! Aproveito pra divulgar nosso blogue: http://riouruguaivivo.wordpress.com/, pois a luta é longa, mas é fundamental que estejamos todos unidos!
    Obrigada,
    Beatriz

    Posted by Beatriz | October 20, 2011, 18:08
  4. Boa tarde! Eu assisti o documentário na UNESP, onde uma ex-aluna nos levou o vídeo. Será que você poderia me dar algum contato com o pessoal da produção, porque ela me disse que vocês levavam o filme para os lugares e sempre que possível alguém ia junto par explicar e tal, e na escola da minha irmã se interessaram e a professora gostaria de algum contato para poder conversar melhor. Pode me passar?
    Obrigada mesmo, parabéns pelo trabalho!
    Kaory.

    Posted by Kaory | February 8, 2012, 15:34
  5. Boa tarde, primeiro, gostaria de parabeniza-los pelo lindo documentário.
    Meu nome é Ana e sou aluna de mestrado da UnB em
    Desenvolvimento Sustentável junto a Povos e Terras Indígenas.
    Estou desenvolvendo meu projeto junto aos XIkrin
    da Terra indígena Trincheira do Bacajá que serão diretamente
    afetados por Belo Monte. Estou indo a campo no inicio de abril
    e gostaria de saber como faço para adquirir uma cópia do vídeo
    para disponibilizar aos indígenas.
    Desde já, agradeço a atenção e aguardo um breve retorno,
    Abraços
    Ana

    Posted by Ana Blaser | March 17, 2012, 15:38
  6. Alô, equipe desse filme lindo e maravilhoso! Meu nome é Lorena, e participo da luta pelo Xingu vivo aqui em Belém. Estou precisando do e-mail do Damià (ou Damião, como o chama o Luci). O conheci em Altamira, e tinha o contato dele pelo FB, mas fechei minha conta e agora estou correndo atrás do e-mail. Caso não possam colocar aqui, peço que enviem o contato pra lorenapoupee@hotmail.com. Crente na colaboração naquilo que for possível, agradeço desde já. Abraços e até mais!

    Posted by Loló Fulô de Lima. | May 7, 2012, 03:40

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: