//
you're reading...
Uncategorized

Vídeo “Gota D´Água” propaga a discussão sobre Belo Monte

O vídeo “Gota D´Água”, no qual vários atores levantam questões sobre a construção de Belo Monte, os impactos socioambientais decorrentes da hidrelétrica e o respeito aos índios, está bombando na internet.

É a Gota D’ Água +10 from Movimento Gota d’ Agua on Vimeo.

Lançado oficialmente no dia 11, e há dois dias na rede, o vídeo foi produzido pelo ator Sergio Marone e pela jornalista Maria Paula Fernandes, com a direção de Marcos Prado ( produtor de Tropa de Elite 1 e 2 e diretor do documentário Estamira). O intuito é disseminar essa discussão e chamar as pessoas para a causa.

O vídeo é parte de uma campanha para coletar assinaturas para uma petição que será enviada a presidente Dilma Roussef pedindo que a construção da hidrelétrica de Belo Monte seja suspensa.
Tantas pessoas estão assistindo, que o site não está dando conta. Por isso, se for assinar e não conseguir (bad server), fique tentando. Tente mais tarde. Entre novamente, até assinar!

A linguagem direta é comovente e as vozes do vídeo pedem que pensemos sobre a complexidade da situação e, principalmente, que comecemos a mudar a forma como agimos nesse mundo.

Propagar o vídeo, compartilhar nas redes socias, levar o debate para nossos círculos sociais e assinar a petição é um (grande) primeiro passo!

O documentário “À Margem do Xingu- vozes não consideradas” tem essa mesma missão: através do audiovisual, aproximar o maior número de pessoas possíveis da realidade que está acontecendo no Xingu.

Temos tido êxito e superado nossas expectativas: até o momento fizemos 23 exibições, atingindo mais de 3 mil pessoas. A maioria das sessões foi seguida de debates sobre Belo Monte. A cada exibição abre-se um leque para novas exibições. Após a estreia em Belém, por exemplo, mais de 10 pessoas nos procuraram para fazer outras exibições em algum festival, cineclube ou centro de estudo. Dentre os festivais, já passamos por alguns importantes, como IV Festival Paulínia de Cinema, no qual ganhamos o prêmio de Melhor Documentário pelo júri popular. Passamos pela 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde fomos indicados com outros quatro filmes ao Prêmio Itamaraty. Estivemos também na 1ª Mostra Setembro Verde, em São Paulo, e na 4ª Mostra Lutas, em Campinas. Na região norte, participamos do 8º Festival de Documentários da Amazônia e também fomos convidados ao Festival de Curtas de Carajás. Dentre as universidades, passamos pela UNICAMP, UNESP – Rio Claro, UFSCar – Sorocaba, UFPA – Altamira, UFPA – Belém – UFPA – Marabá. O documentário também foi exibido no #AcampaSampa, no Vale do Anhangabaú, e em breve será disseminado na Europa! Lançamos o filme em praça pública (cerca de 700 pessoas estiveram presentes!) em Altamira, o epicentro de tudo! Ribeirinhos e indígenas da região se sentiram identificados e estão organizando exibições em suas localidades!!!

Estamos muito felizes pelo vídeo Gota D´Água e somos grande apoiadores do movimento. Na verdade, estamos todos juntos, somando forças para CONSCIENTIZAR e COMPARTILHAR as sementes do sentimento de que somos TODOS responsáveis pela Floresta, pela garantia da diversidade ambiental e dos direitos dos povos indígenas.

Com esperanças mais que renovadas, seguimos adiante na nossa missão, usando o documentário para fomentar mudanças de consciência e atitude, transformando, assim, nossa realidade.

Discussion

One thought on “Vídeo “Gota D´Água” propaga a discussão sobre Belo Monte

  1. Muito feliz e emocionado com a força que essa galera do vídeo está dando pra gente aqui de riba. Gente bonita, bem sucedida em suas carreiras e distante da área afetada. Brancos que poderiam não estar nem aí pro que acontece com mestiços de comunidades tidas como “primitivas” se mobilizando por nós! Bela campanha. Ótimo texto. VALEU!

    Posted by Andrey Rodrigues | November 17, 2011, 20:45

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: